quinta-feira, 14 de junho de 2018

Quer um regime politico para você? Pergunte-me como! - Ipolos Kawn


IPOLOS KAWN·SEXTA, 27 DE MAIO DE 2016

Passei uma vida estudando os mais variados assuntos, mas quando um deles clama algum momento da Historia das civilizações, uma constante me inquieta. Vejo os padrões sociais se repetirem por centenas de anos. E a resposta para este eterno retorno que Nietzche apresentou tem um fundamento básico: 

Os poderosos exploram, com excelência ao seu favor, “ falhas” na evolução da conduta (ética) do comportamento humano. 

Padrões que Maquiavel**** outrora revelou e que Joost Elffers e Robert Greene***** atualmente assinaram em baixo. Não são realmente falhas, pois na realidade vivemos em sociedade há uma minúscula fração de tempo comparado a existência de nossa espécie na Terra. Viver em sociedade é uma criação humana recente e nossos instintos não estão ainda adaptados a este novo paradigma. E talvez nunca esteja, pois hoje o homem adapta seu ambiente quando em outrora só os mais geneticamente preparados sobreviviam.

Bem, onde quero chegar é que pode parecer loucura, mas na prática não existe socialismo, comunismo, capitalismo ou pqpismo qualquer!  O que existe e sempre existiu é,  em essência,  o PODER CENTRALIZADO. E poder, quando vivemos em sociedade, seja em QUALQUER REGIME, o poder é o poder FINANCEIRO, a capacidade de aquisição e manutenção de bens e recursos. E poder financeiro, acumular dinheiro, esta representação em formato de título ao portador, É DETER TEMPO DE VIDA das pessoas e o controle indireto de suas vidas por meio de estímulos sociais frívolos. Simples e óbvio ululante assim, sem direito a ilações ou hermenêutica!

No dito “socialismo” poder é do governo. E no dito “capitalismo”, o poder é dividido entre o governo e os bancos, em uma estrutura complexa de leis para obscurecer os favorecimentos de ambos diante a população. A História mostra claramente e repetidamente inúmeras vezes a MÁXIMA DA NATUREZA HUMANA: Todas as vezes que o poder é centralizado, A TIRANIA AUMENTA EM PROPORÇÃO GEOMÉTRICA a centralização, SIMPLES ASSIM. Existe um só homem no poder? É o ápice da Tirania. Mais pessoas no poder? Menos Tirania, mais corrupção. 

Regimes são só máscaras, são pequenas opções de escolha, como sabor de alimentos e o ser humano AMA incondicionalmente estar em um dos lados enquanto existe outro que é completamente contrário, consequentemente  o odiando (primeira falha de conduta*). E isto pode ser explorado muito bem mantendo publicamente ambos os lados em conflito, enquanto invisivelmente se mantém alianças! 

O que acontece é que no capitalismo a divisão do poder do governo e os bancos em um obscuro modelo de moedas de troca, é movido pela necessidade de circular o poder financeiro aos trabalhadores e mesmo que seja virtualmente** , aumenta a liberdade do indivíduo, com o prejuízo daqueles que se esforçam menos, o velho dilema da meritocracia. Mas assim como a tirania, a natureza humana também é acomodada. Fomos construidos pela Terra para economizar energia em esforço e manter uma concisa languidez mental (segunda e terceira falha), resultado de evolução de 400 mil anos (muito bem explorado em qualquer modelo de Panis Et Circenses). E esta característica é que faz trabalharmos somente com algum tipo de remuneração.  Isto explica porque o altruísmo é tão raro, porque a volta ao trabalho nas segundas são de mal humor e assim vai. Mas para compensar, a Terra criou os humanos nômades e adaptativos. No capitalismo, a vantagem óbvia é quem se esforça além da própria herança de comportamento natural, se destaca e ganha liberdade que pode ir além da divisão política, pode virar cidadão do mundo. Quem não quer se esforçar, além de se auto aprisionar geograficamente,critica  os poderosos e exige dele algo que eles não querem dar (quarta falha), porque o óbvio é que até mesmo a tirania exige política, o esforço de persuasão e posterior elitização. E estes pequenos detalhes da natureza humana, mas muitos importantes, são usados a qualquer forma de poder. Mas o comunismo? O real Comunismo abrangente a uma nação nunca existiu e talvez nunca exista, só acontece em pequenos núcleos comunitários ao redor do mundo, porque nossa natureza não aceita dividir incondicionalmente (quinta falha). Infelizmente somos descendentes do símios do lado tirano do Rio Congo, não de bonobos ***. Pois se fôssemos mais colaborativos, o que o governo não entrega, a população faria em cooperativismo, independente de qualquer regime. 

O resto é conversa fiada.

Então, quer a real? Pare de esperar o que um regime pode fazer por você. Faça por si mesmo e por aqueles que não tem nem a chance de opinar. Vote com consciência naqueles que respiram ética e ajude quem precisa. Se o governo não ajuda sobre um assunto, se rodeie daqueles com a mesma causa e faça algo para melhorar, depois mostre publicamente ao todos que o governo não lhes ajudou. 

E lembre-se: Só esperar de um poder (seja qual for, inclusive divino) sem fazer nada  é uma das principais características do indivíduo sem escrúpulos.

* A imparcialidade é algo raríssimo e existe em pouquíssimas pessoas no mundo, assim mesmo estas pessoas sabem que é algo a sempre ser perseguido.

** Quando o banco dá credito, ele coloca um número em um sistema de computador, não é dinheiro real,  já que o governo da permissão aos bancos a dar crédito 8 vezes mais que seu capital real. Ou seja o governo SEMPRE permite o endividamento da sociedade muito além seu poder de aquisição (regulando os imprevistos pela Taxa de Juros), escravizando seus integrantes A LONGO PRAZO com as dívidas e os impostos sobre os produtos que eles compram e se endividam, como se fosse um vício! entendeu? Se todos pararem de comprar a prazo e não comprarem coisas fúteis e descartáveis, SEMPRE consertar ao invés de substituir, o sistema todo entra em colapso, sem esquerdismos e bobagens afins. E no socialismo, todo esforço tem um preço monetarizado também, mas a população não sabe. O que acontece é que um se esforça 100% em um grupo de pessoas e os outros não se esforçam (segunda e terceira falha), o governo vai ficar invariavelmente com 50% do todo (ou mais, dependendo do nível de tirania) e dividir os 50% esforços em igualdade ao grupo, só que a maioria não fez nada e ainda vai pegar um pouco daquele que deu o sangue. Assim, o socialismo está fadado a miséria completa, sempre, porque o ser humano em sua essência é um ser miseravelmente egoísta.

*** Diferentes dos chimpanzés que são territorialistas e lutam entre si por recursos, os macacos bonobos dividem tudo.  De acordo com pesquisas científicas, nos primórdios da evolução humana estas duas espécies ficavam isoladas uma em cada lado do Rio Congo e nossa espécie... Se desenvolveu do lado do Rio Congo onde estavam os chimpanzés... 

**** “O Principe” de Nicolau Maquiavel é é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o Príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder.

*****  “As 48 Leis do Poder", de Robert Greene mostra como agem os mestres no jogo do poder, que envolve inteligência, perspicácia, planejamento e, principalmente, dissimulação, seja no Japão feudal ou na corte de Luís XVI, na renascença italiana ou na Chicago dos tempos da máfia. 

Nenhum comentário: