sexta-feira, 11 de abril de 2008

Meus valores atuais

Todos os homens tem valores e estes são modificados a partir dos anos. Poucos se dão ao trabalho de escrevê-los e depois de alguns anos avaliar o que foi alterado. Todos os anos escrevo sobre meus valores, guardo e no ano posterior comparo para refletir quais mudanças estou passando. Faço isto desde a adolescência e é seguro dizer que naquela época os valores continuavam os mesmos. Após os trinta anos, houveram revoluções rápidas e constantes em meus valores. O interessante que é na maioria das vezes acontece ao contrário com as pessoas, quanto mais velho mais inflexível. Meu pai fez um bom trabalho quando eu era criança me chamando de livre-pensador todos os dias. Sinto muito sua falta Pai.

"A diferença entre a maioria dos homens e eu, reside no fato de que em mim, as 'paredes divisórias' são transparentes. É uma particularidade minha. Nos outros, elas são muitas vezes tão espessas, que lhes impedem a visão; eles pensam, por isso, que não há nada do outro lado. " C. Jung
"O que é a verdade senão um conjunto de valores de experiências temporais, aos quais são modificados a partir de observações e passos das novas gerações; Sempre estivemos errados na maioria das vezes sobre as conclusões que chegamos e não há nada que garanta que hoje estamos acertando para o presente de nossas vidas ou para o futuro de nossas proles, mesmo com o avanço da ciência. Em ultima instância, só o que nos resta é viver com ética, mantermos nossa espécie e tentar evoluir, sem o detrimento das outras, pois geneticamente são nossas irmãs e merecem este respeito. Mas se não fosse pelo respeito, aos que acreditam só em dinheiro, haverá um momento da humanidade que ela vai ter que pagar trilhões para fazer o que a Natureza fazia de graça, como polinizar as flores. Será a conta a ser paga pela ganãncia desenfreada. Sem a prática fundamental deste arquétipo, todos os outros por mais valorosos que se apresentem no tempo presente, são desprezíveis e por vezes, perigosos. Esta minha forma de ver o mundo custou a dor da perda de muitos amigos, mas até ai, tudo bem. Me parece um sinal de evolução quando se percebe que alguns dos 'velhos amigos' se mantém só como 'velhos conceitos'." Dener Pardo
"Muitos acham que a inteligência é uma dádiva, mas acho que é nada mais que uma mutação genética das zilhões que já aconteceram deste o início da Vida na Terra. A única conclusão que chego hoje é que um conjunto de ramificações neuronais de longa duração padronizada, gerada a partir de experiências repetitivas e recursivas não pode ser caracterizado como algo sublime ao qual só os seres humanos são os 'merecedores divinos'. O que é a razão senão um padrão de associações? A exemplo, quando analisaram o cérebro de um Grã Mestre de xadrez com equipamentos especiais a este fim, viram que ele utilizava a área do cérebro responsável à leitura de fisionomias para suas jogadas. As 'fisionomias' de todas as jogadas estudadas ao longo de sua vida geravam um ato instintivo de jogar bem, mas o fato é que ele continuava fazendo exatamente como um animal difere a presa de um predador, sem lógica, sem o ´pensar´, singular tão reverenciado pelos seres humanos. Onde está a inteligência então? A natureza já faz isto há tempos sem data e nunca se gabou disto. E muito melhor que nós já que ela não se destroi, só evolui. Podemos assim dizer que a natureza é um organismo pensante, o melhor que já observamos e sob este modelo, o melhor que fazemos é com humildade observá-la e repetir seus passos, para depois então almejar o Universo. Este sim seria sim um ato de Inteligência. O Universo só será alcançado quando haver equilíbrio na Terra, pois o esforço é muito grande, digno de toda a humanidade. Sem este, continuaremos prisioneiros na Terra. Será que somente tão poucos enxergaram o mundo assim?Ainda não fizemos isto e infelizmente eu não for ver isto acontecer, simplesmente porque não acredito em uma outra mutação humana a tão curto prazo. [...] Se Deus existe, é improvável que sejamos uma imagem e semelhança dele, sua ´inteligência´ não seria algo tão banal. Assim, não nego que um criador possa existir, só que seja possível compreendê-lo. O 'Cult' hoje é discutir sobre a existência de Deus, encher as bocas de falácias e teorias conceituais, mas nem pensar em 'limpar o quarto'. Tanta ociosidade só pode ser resultado de uma vida fácil, heheh.[...] Em nossa geração, utiliza-se o 'jeitinho mundial da vez': Metade acha que o quarto vai ser limpo por Deus (logo não se precisa fazer nada) e a outra metade acha que Deus não existe, logo podemos deixar o quarto desarrumado (logo não se faz nada). Deus, de criador, virou desculpa. Será que é tão dificil de imaginar que, se Deus fosse dar algo a humanidade, daria somente potencial humano?" Dener Pardo

2 comentários:

Wasser disse...

Dener
Vc expressou que há 2 tipos de pessoas: As que não "arrumam o quarto" porque esperam que Deus o faça - a exemplo dos protestantes; E os que não "arrumam o quarto" simplesmente porque Deus não existe...então arrumar o quarto pra que? - a exemplo dos ateus.
E quando a gente não se enquadra em nenhum destes 2 estereótipos?
Eu particularmente "arrumo o quarto" crendo em Deus (e seguindo a premissa da caridade, etc.) e conheço alguns que até mesmo não acreditando Nele também são éticas, bondosas e até "arrumam o quarto"!!! Se bem que são minoria...
Vale um apêndice aí no teu texto, ou vale eu entender melhor oque vc chama de "arrumar o quarto".
Abração do Wasser.

Ipolos Kawn disse...

E ai que está Wasser, são a minoria. Quando comento no texto acima falo sobre a maioria, mas sempre existem exceções a regras.
No texto estou dando um exemplo ao foco da "desculpa generalizada" que a humanidade tende a fazer hoje como por exemplo "não vou plantar uma árvore porque não tenho tempo" e não as particularidades das pessoas éticas.
A questão da natureza ética vou postar em um futuro próximo. []s