sexta-feira, 11 de abril de 2008

Os problemas

Atenção!
Este brinquedo pode causar confusão e labirintite. No caso de qualquer destes sintomas tome vergonha na cara e encare seus problemas! Seus ancestrais lutavam contra predadores maiores que eles todos os dias agora você vem chorar por pouca coisa? Tenha respeito por seus ancestrais, faça o favor!

Lembra dos Mitos e "Objetos de Fé”?
Os problemas nada mais são que as coisas que não estão ao agrado diante ao que você (e só você) acredita com o seus mitos.
Preste bem atenção. Problema só é realmente problema quando ele não está diretamente ligado ao um mito, mas sim com a Lei natural da existência (Lembra? nascer, desenvolver, se reproduzir principalmente :) , morrer). Quando você um problema DIRETAMENTE associado a L.N.E., você realmente tem um problema. E não quer dizer que seja só a sua lei natural, pode ser do seu filho, do seu parente, etc. E sabendo que tudo que é vivo é seu parente, é mais que certo que em menor grau mas não insignificante você também é responsável pela manutenção da vida na Terra e este é seu problema também (era outro tópico, mas já que estamos aqui falando de problema).

Quando tiver um problema, avalie o mesmo sob o aspecto dele como mito. Se ele for originado por um mito, fica relativamente fácil.
Vivemos em uma época onde o conhecimento está em toda parte e de fácil acesso e profissionais especializados nas mais diferentes áreas, em áreas que você até nem imagina que possa existir uma especialização. Salve o conhecimento e a ciência.
Supondo que você esteja com um problema em seu relacionamento. Existem profissionais que curam relacionamentos de forma clara e objetiva. Este exemplo não é novidade, se vê em canais life style. Supondo que você tenha um problema no seu trabalho. Na determinada especialidade que você tem o problema, sempre tem um livro ou alguém que saiba como resolver. Conheço um movimento filosófico que detem literatura de soluções práticas para quase qualquer tipo de problema cotidiano. Não é só porque não é científico que não pode ser experimentado com sensatez. Existe um universo de conhecimento não científico que chega as mesmas conclusões científicas, principalmente no que tange aos comportamentos humanos. Precisamos nos lembrar que a ciência ainda é adolescente comparada à sabedoria transformada em literatura sobre o comportamento humano, adquirida a partir do empirismo e de observações de dezenas de gerações (O budismo é um ótimo exemplo disto). Quer testar uma possível solução vinda de um conhecimento não científico? É simples. Primeiro não tenha preconceitos. Segundo filtre "Vai fazer mal a mim? Vai fazer mal a outra Vida?" (Sendo Vida qualquer vida). Se as respostas para as duas perguntas forem negativas, o máximo que você acontecer com você é dar umas boas risadas para si mesmo sobre o mico que pagou plantando bananeira no banheiro porque falaram que isto faz melhorar a hemorróida. E nada mais será perdido. Mas com algumas destas experiências podesse ganhar muito. Entre fazer uma coisa que dá sempre zero de perda é algumas vezes pode dar 1 de ganho, eu faço. E salve o Empirismo http://en.wikipedia.org/wiki/Empiricism (clica depois tá?).
Mas, o grande triunfo mesmo não é ser um bom solucionador de problemas, mas ser um ótimo administrador de problemas. Um disciplinado e austero administrador dos problemas. Não há a menor possibilidade de viver a vida sem problemas, mesmo que tenha todo o dinheiro do mundo, simplesmente porque a cada conquista mais variáveis serão adicionadas no "contexto vida". Por mais esforço que façamos, somos um poço sem fundo de decisões erradas e cada uma leva a reações não esperadas. Ser um bom administrador é não deixá-los aumentar sob o mesmo tempo hábil e se dar prazo para resolvê-los. É detalhá-los em uma folha de papel, colocar suas possíveis soluções com tarefas e prazos a serem cumpridos e colar na parede ao lado do espelho. Perseguí-los até que se extinguam. E principalmente, encará-los psicologicamente como desafios.
Isto pode parecer conversa de avalação do pessoal de RH na sua entrevista de emprego, sinceramente eu passei anos da minha vida odiando ter que manter a disciplina imposta de falar assim mesmo não acreditando nisto, mas até quando "caiu a ficha".
"Problema" tem um peso psicológico muito forte, ao contrário de “Desafio" dá uma sensação de algo a ser atingido e isto é natural para nós. Faz parte da natureza humana ser desbravador, éramos nômades. Um desafio é um ato de conquista.
Então, todas as desarmonias que estão diretamente associadas a mitos chamamos de desafios e as tratamos com a administração consciente e as ferramentas adequadas (conhecimento e especialistas).

Já para os problemas associados diretamente a L.N.E., sinceramente não sei muito que dizer. Sei que a medicina tem avançado bastante, pesquise sobre as soluções possíveis, seus especialistas e principalmente, mantenha uma palavra de afeição a quem sofre e respeito a seus objetos de fé. Existem provas que isto ajuda na recuperação.

A real é que toda esta baboseira você já cansou de ouvir, mas é bem capaz que não tenha praticado. Se você tem o método, sabe que ele é certo e não pratica, ai sim você tem um problema, pois a soma dos desafios não resolvidos irão afetar a sobrevivência.

Nenhum comentário: